Um instrumento, independente, virtual e de difusão do patrimônio natural e cultural, sintonizados com a instituição do Parque e Museu "Wolfgang Weege", o qual faz parte da história de Jaraguá do Sul (SC), há três décadas.
O local se tornou ponto de sociabilidade, pois criou lanços e vinculos permanentes com a comunidade, atraíndo milhares de visitantes jaraguaenses,catarinenses, brasileiros e estrangeiros.
Jaraguá do Sul [SC]: Parque Wolfgang Weege, sede do 11º Acampamento Folclórico. Neste vídeo imagens que revelam a qualidade do evento, que tornam a cidade referencial, quando o assunto é danças folclóricas da cultura germânica.
Apesar do evento ter o cunho da cultura germânica, ele é aberto a todos os grupos étnicos, que promovem a difusão do legado cultural de um povo.
Jaraguá do Sul [SC]: Parque Wolfgang Weege, local do evento 11º Acampamento Folclórico . A entrevista foi com o Prefeito Sérgio Luiz Theisen da cidade de São João do Oeste [SC] - desmembrada de Itapiranga -, próximo à República da Argentina.
Sérgio, que é também Professor de História da Rede Estadual licenciado, narra porque a cidade que herdou o nome do Santo João, se tornou no Brasil referencial em índice de alfabetização [100% da população sabe ler e escrever] e conquistadora do título de difusão da Língua Estrangeira Alemã, bem como narrou o apego da cidade à cultura germânica, base de construção da identidade da urbe, hoje conhecida nacionalmente pelo diferencial.
Além da difusão da Língua Alemã, a cidade agregada a este valor organiza outros eventos locais permeado do requinte da cultura germânica, cuja identidade cultural da cidade está fortemente ligada à colonização alemã e gaúcha.
A entrevista contou com a chancela do Senhor Fred Ulrich, radialista Rádio Jaraguá.
Jaraguá do Sul [SC], no Bairro Parque Wolfgang Weege: 11º Acampamento Folclórico. Neste vídeo o pronunciamento da equipe de apoio e organização do evento cultural, no Vale Itapocu. As palavras narradas por Edna Zamboni, Traudi Schütze Vieira e Dinorá Felipe revelam a grandeza do Acampamento Folclório e das Olímpiadas.
Portanto,nesta data Jaraguá do Sul, no Brasil se tornou o centro de difusão da cultura germânica das três Américas.
Parque Wolfgang Weege: 11º Acampamento folclórico - Wandér Weege. O industrial anfitrião narrou o obejtivo do encontro e brindou os convidados, os grupos folclóricos, os dirigentes e dançarinos.
Mostrou o compromisso institucional que tem com a cultural da imigração e colonização de Jaraguá do Sul e Santa Catarina.
Destacou ainda, o Senhor Wandér as comemorações dos 150 anos da Imigração Pomerana [não há alemá] em Santa Catariana, que foi celebrada no Parque e Museu "Wolfgang Weege", em 04 de dezembro de 2011, quando a delegação de Resko [antiga Regenwalde], da nação polonesa vistou o Brasil e Jaraguá do Sul [SC].
Portanto, o pronunciamento do patrono do evento 11º Acampamento Floclórico e 8ª Olimpiadas Folclóricas foi de cumplicidade, com o Patrimônio da Cultura Germânica, no Brasil e a cidade jaraguasulense.
Nesta perspectiva, os grupo folclóricos saíram do evento com a confiança de que, o legado da cultura germãnica continuará vivo, graças a inicitiva de pessoas, como o Senhor Wandér Weege, que destina recursos privados para difusão da identidade da cultura dos teutos brasileiros.
Parque Wolfgang Weege: 11º Acampamento Folclórico . O comunicador da Rádio Jaraguá, o Senhor Fred Ulrich foi o locutor de palco que fez as apresentações dos grupos folclóricos participantes deste evento.
Os três estados do Sul Brasil marcaram presença e muita significativa na abertura, pois foi oportuno conhecer os folcloristas que defendem a cultura teuto brasileira.
Um cartão de Páscoa criativo formatado na linguagem virtual ganhou difusão nas redes sociais. Ele nasceu da nescessidade de comunicar a essência da proposta da instituição museológica e ecológica, que é a difusão e a propagação dos ideários de um homem chamado Jesus Cristo de Nazaré.